terça-feira, 17 de março de 2009

Novos Trajes da FINA

REUNIÃO DOS TRAJES NA FINA
PERGUNTAS E RESPOSTAS DAS NOVAS REGRAS
RedacaoPublicado em 15/03/2009
PERGUNTAS & RESPOSTAS SOBRE A NOVA REGULAMENTAÇÃO DOS TRAJES


Quais os trajes que estão proibidos?
Em princípio não há nenhum traje específico que esteja banido das piscinas. A questão do material impermeável, sua distribuição no corpo e principalmente a espessura dos trajes é que serão decisivas na questão do banimento ou não das competições.


Quando a nova regulamentação entra em vigor?
As empresas tem até o dia 31 de março para entregarem os trajes que serão utilizados no Mundial de Roma. A FINA tem responsabilidade apenas pelo Mundial.


E as outras competições?
Cada país é responsável pela organização e controle das suas competições. Como as novas determinações da FINA só entram em vigor no Mundial de Roma, até lá é de responsabilidade e controle de cada federação a questão dos trajes.


Quer dizer que no Troféu Maria Lenk todos os trajes estão liberados?
Em princípio sim, apenas se a CBDA decidir por iniciativa própria colocar algumas restrições. A Austrália já proibiu todos os trajes além da bermuda para os homens e os maiôs para as mulheres em todas as competições até 18 anos de idade. Nos Estados Unidos, a partir de maio, a regulamentação até 14 anos de idade também muda. Para os homens até bermudas e para as mulheres somente macaquinhos e maiôs.


E o Sul-Americano?
Nenhuma modificação da regra atual e nem da nova regra será aplicada. Assim, todos os trajes, trajes duplos ou triplos, em princípio estão liberados. A CONSANAT tem o poder de restrição e controle da competição e mudanças podem ser aplicadas desde que anunciadas no congresso técnico de abertura.


Os trajes liberados para o Mundial de Roma poderão ser utilizados em 2010?
Todos os trajes que estão sendo aplicados até o dia 31 de março serão válidos apenas para o Mundial de Roma. Em 1º de janeiro de 2010 inicia uma nova regulamentação dos trajes e todos os trajes deverão ser novamente submetidos até o dia 1º de novembro deste ano.


Como a FINA irá saber se os trajes são os aprovados ou não?
Este processo ainda não está bem definido, mas a intenção da FINA é criar um selo de autenticação de controle. Tal selo seria adicionado no traje a ser utilizado. Nas competições, haverá um controle de traje antes do atleta entrar para a prova.


E o investimento dos atletas em comparem trajes caros que poderão ser banidos?
A partir de agora é uma questão de opção pessoal de cada atleta. Dos trajes que estão no mercado, alguns não estão dentro do padrão novo da regulamentação. Mesmo assim, a regulamentação está mais para ser aplicada pela FINA do que pelas federações e confederações nacionais. Assim, o mais provávelé que todos os trajes sejam permitidos até o final do ano.

Um comentário: